Mandacaru uma planta medicinal, você sabia

Mandacaru uma planta medicinal, você sabia?

Mandacaru uma planta diferente sem folhas com porte médio, possui espinhos por toda sua extensão podendo chegar de 5 a 8 metros, já vi algumas que chegavam até seus 12 metros, sua beleza é realçada quando chega a primavera e suas belas flores brancas meio amarelada com tonalidade única desabrocham


Então, vamos lá conhecê-lo!

Uma planta diferente sem folhas com porte médio, possui espinhos por toda sua extensão podendo chegar de 5 a 8 metros, já vi algumas que chegavam até seus 12 metros, sua beleza é realçada quando chega a primavera e suas belas flores brancas meio amarelada com tonalidade única desabrocham, este lindo cenário geralmente acontece no período da noite e costumam murchar logo após o amanhecer, seus frutos avermelhados contrastam perfeitamente com essa simplicidade de cores.

Muitas pessoas confundem o mandacaru com outras espécies de cactos como a pitaia e o figo da índia que são da mesma família, falando nisso temos outro post aqui retratando sobre os benefícios do Xique-xique, outra planta muito rica na caatinga.
Sua disseminação ocorre por meio das suas sementes através do vento, mas principalmente das aves como o cardeal ou galo de campina e o sofrê também conhecido como corrupião que é um dos símbolos da caatinga, tem um poster aqui no blog sobre esse último, veja aqui.

Agora que conhecemos o mandacaru apresento a você seus poderes medicinais.

Do rústico ao luxo saudável.


O mandacaru muita das vezes é utilizado como planta ornamental, além de batizar o nome de vários sítios, povoados, bairros e cidades, muitos são seus benefícios, o povo vivente da caatinga muitas vezes desconhece os seus poderes falo isso por que vejo muitos que convivem com essa planta aqui no Nordeste em seus quintais, fazendas, sítios, roças porém não sabem o seu valor medicinal, o fruto do mandacaru é rico em água e minerais como sódio, magnésio e fósforo e por isso é indicado principalmente para ser consumido em locais com temperaturas quentes, como por exemplo na praia ou quando está desidratada devido a “diarréia”.


Este cacto nativo tem baixa toxidade, não agride o organismo (como o fígado e os rins). Porém grávidas não devem usar extratos feitos com ele, já que ele reduz o desenvolvimento fetal. Você sabia que é possível fazer suco do mandacaru? Pois vou te ensinar como fazê-lo, coloque a fruta inteira (com casca) no liquidificador e bata com limão.


As raízes do mandacaru são muito utilizadas no Nordeste para tratar problemas renais, desde cistite (infecção da bexiga) até nefrite (infecção do rim) e pedras nos rins. O uso do extrato do mandacaru é excelente para tratar febres, sendo possível tirar o sumo espremendo-o e administrar a colheradas, a cada 10 ou 15 minutos, até que a temperatura corporal baixe.
Então fica a dica mandacaru não é apenas uma planta ornamental, pois vou apresentar para você os privilégios que ela oferece, e aí vamos lá conhecer?


Conhecendo melhor os benefícios do Mandacaru:


Ação antibiótica:
O mandacaru combate com eficiência vários tipos de bactérias.


Agente vermífuga:
O extrato do mandacaru foi administrado em ovelhas infectadas com vermes intestinais e reduziu drasticamente o número de ovos em vermes nas fezes delas.


Atuação analgésica e anti-inflamatória:
Em um estudo o mandacaru reduziu a sensação de dor e efeitos de inflamações das cobaias, como inchaço, vermelhidão e febre.


Tratamento de água:
Em regiões onde não há fornecimento de água tratada, o extrato do mandacaru foi utilizado para reduzir a turbidez da água, ou seja, deixá-la limpa.


Ação antitumoral:
Não se pode dizer que o mandacaru combate efetivamente o câncer, mas foi demonstrado que ele exerce ação inibitória inicial de células tumorais, com a evolução das pesquisas sobre os efeitos do mandacaru, no futuro, talvez ele se torne um excelente combatente do câncer.

Mandacaru mais que uma planta na caatinga.

Oxe, vou te contar uma coisa sobre o mandacaru que você nem imagina! Além de ser um símbolo da caatinga, além de todos essas possibilidades medicinais que falei acima, ele ainda é uma verdadeira jóia na agricultura sintrópica, sabia? Esse danado tem um papel importante na recuperação de áreas degradadas, segurando o solo e trazendo de volta a vida pro chão ressecado.

Ele consegue reter agua do orvalho da noite e com suas raízes profundas essa água se adiciona ao solo, o que ajuda na formação de microclimas mais favoráveis ao cultivo de outras plantas. É como se fosse o mestre da regeneração, preparando o terreno pra que outras espécies possam brotar e prosperar.

Então, ó, o mandacaru não é só bonito de se ver não, ele é essencial pra saúde da nossa terra e da nossa agricultura. Viva o mandacaru, o herói da caatinga e da agricultura sintrópica!

Compartilhar
Gabriel Bahia

Gabriel Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *