Umbuzeiro é a árvore sagrada do sertão.

Umbuzeiro é a árvore sagrada do sertão.

Euclides da Cunha que descreveu o umbuzeiro essa planta da caatinga como “árvore sagrada do sertão”, também conhecido como imbuzeiro, ou simplesmente pé de umbu

umbuzeiro-com-frutos
umbuzeiro-com-frutos

É isso mesmo ganhou esse título por Euclides da Cunha que descreveu essa planta da caatinga como “árvore sagrada do sertão”, também conhecido como imbuzeiro, ou simplesmente pé de umbu, o nome científico desse cara e (Spondias tuberosa), nada a ver em (risos). Provedor desse fruto delicioso chamado umbu ou imbu. Quer saber de onde vem esse nome? Então vem comigo…  

De onde vem o nome Umbu?

Claro era de se imaginar, esse nome e de origem tupi-guarani, que significa “árvore que dá de beber”, a palavra que gerou esse nome é o “ymbu”, uma analogia a sua principal caraterística que é o seu grande armazenamento de água, uma das estratégias das plantas da caatinga para resistir a grande períodos sem água(vamos falar mais sobre isso abaixo).

O Umbuzeiro pode chegar até sete metros(cá pra nóis, já vi uns bem maiores), a árvore em si suas folhas e galhos(a copa como se diz) ficam em forma de guarda-chuva, é bem legal, em tempo de chuva da para se abrigar embaixo, inclusive nos locais que têm gado, eles ficam embaixo enquanto o sol tá trincando de quente. Tem flores? Sim, tem, são flores brancas, pequenas tem um perfume legal(Logo espero ver nas vitrines” perfume de umbu” risos), a outra coisa tem néctar nas flores, então logo antes de gerar os frutos que e quando as flores aparecem, costuma-se ter bastante abelhas e marimbondos rodando essas flores.

umbu
umbu

O fruto do umbuzeiro é bom?

Sou suspeito de falar, mas vou dizer que é uma delícia, o cheiro doce e sabor agradável, levemente azedo, o umbu tem cor verde meio amarelo. Boa parte do fruto é aquosa, o danadinho tem várias propriedades nutricionais, é muito rico em vitaminas, vai lendo lá embaixo você vai saber mais sobre as propriedades nutricionais. 

É ótimo para consumo humano in natura.

Confesso que fica melhor ainda sendo consumido direto do pé de umbu assim na hora, aqueles inchados, a casa fica crocante excelente, tirou consumiu “pa” pum, é incrível, aqui (Milagres-Ba) tem tantos pés que eu fico procurando os que têm sabor e tamanho mais destacáveis, olha que já tenho alguns excelentes quando chega a época dos frutos corro la no mato e faço a festa, claro sempre trago um pouco para fazer o suco, hummmm babei aqui…

Mas não para por aí, o umbu também é usado na produção de polpas de fruta, sorvete, geleias e doces. Também são usados na alimentação animal, inclusive aqui nos pastos que tem o pé temos que dividir com os gados quando vamos catar rsrs.

A Grande riqueza do Umbuzeiro

Em sua raiz cresce uma espécie de batata, essas batatas por sua vez tem um propósito bem rico, “armazenar água” isso mesmo, aprendemos com os antigos que ao andar no mato na falta de água podemos recorrer às raízes do pé de umbu, onde é possível matar a sede bebendo a água que fica na batata do umbuzeiro.

Como assim? Bora la… O peão vai batendo no chão com um pedaço de vara mesmo, pelo som que é meio fofo onde ficam as batatas, se sabe onde ela está. Ai, escava o local e tira, arranca a casca e dentro pega uma massa branquinha úmida, aí é só espremer para tirar a água. Essa mesma batata já encheu a barriga dos índios Kariri, pois é possível fazer farinha com ela, porém essa é uma prática que não deve existir, pois, já foi constatado que isso faz o pé de umbuzeiro morrer com o passar do tempo.

Batata do umbuzeiro umbu
A natureza sabe.

Interessante que os animais também sabem desse recurso, aliás cá para nós, os seres humanos devem ter aprendido observando a natureza em seu curso, na seca eles sabem bem usar essa propriedade, coisa de Deus mesmo, fato que com isso o umbuzeiro foi apelidado de árvore sagrada do sertão, claro essa é uma caraterística que outras árvores da caatinga também tem, mas no umbuzeiro é bem abundante, além disso, os seus frutos são uma recarga de bateria quando se está andando na caatinga debaixo do sol tinindo, é excelente.  

umbu-no-chão
umbu-no-chão

A importância do umbu, ultrapassa as fronteiras do Sertão.

Segundo a última edição da Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mostram que foram produzidas 7.465 toneladas de umbu em 2017 no Brasil, 74% (ou seja, 5.508 toneladas) na Bahia.

O umbu colhido pelos extrativistas baianos e beneficiado na agroindústria, chega aos supermercados mais sofisticados do Brasil, como por ex: mercado de Pinheiros, em São Paulo, (Claro o preço chega lá em cima nesses lugares rsrs), mas não fica só aí chega até às mesas de consumidores na Itália, França e Áustria.

Os Animais enchem o bucho.

Muitos animais aproveitam umbu, pássaros como o cancão, veados jabutis e outros fazem a festa, nem vou falar das cabras e bodes que na época da safra ficam tudo gordinhos, dizem por aí que um bode, por exemplo, é capaz de comer até uns 150 frutos por dia, meu amigo a importância do umbu para nosso sertão é gigantesca, contudo necessário consciência para catar os frutos muitas pessoas sobem nas galhas e começam a balançar forte para os frutos caírem, o problema é que com isso alguns galhos também se quebram e caem, dessa forma no próximo ano esse pé de umbuzeiro irá produzir menos, pois esses galhos que foram arrancadas não irão mais produzir mais. 

O Umbu possui muitos benefícios!

A meu amigo(a) nosso umbu é uma fruta das mais nutritivas presentes nesse nosso Brasil, tem um monte de vitaminas, minerais, fibras e proteínas, vamos lá vamos saber mais vem comigo.

Umbu ajuda no aumento da imunidade, é fonte de vitaminas do complexo A, B, e C.

Se liga. As vitaminas A e C, ajudam entre outras coisas a fortalecer nossas defesas do corpo, o tal do sistema imunológico, e tem mais, também tem a propriedade de ação antioxidante, ajudam a combater a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Já a abundância das vitaminas do complexo B, fortalecem a imunidade e ajudam no sistema nervoso. Acha pouco? Aaaa Chega que tem mais…

Fruta umbu tem alto teor de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco

Bom, já lemos acima sobre as vitaminas do umbu, mas você sabia que, além disso, também é rica em minerais importantíssimos para o nosso corpo? Não? Então vamos falar disso…

Tem o cálcio e fósforo, essas carinhas(carinhas não, minerais rsrsr) são, importantes para a formação e fortalecimento dos ossos e dentes, já o ferro é responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, ainda tem o potássio e zinco essenciais para o funcionamento dos músculos.

Para aumentar a sua noção, o umbuzeiro até suas folhas são fontes de proteínas com propriedades medicinais incríveis. 

Entendeu porque o umbuzeiro e a árvore sagrada do sertão, ela é completíssima em termos nutricionais e ambientais e é importantíssima na manutenção do bioma caatinga.

Faça como eu coma umbu! 

Compartilhar
Gabriel Bahia

Gabriel Bahia

Um comentário

  1. O umbuzeiro é uma árvore de grande resistência. Quem cresceu no sertão e conviveu com essa árvore pode atestar sua força. Durante a seca, permanece cinzento, com galhos finos estendidos ao ambiente; na estação chuvosa, reveste-se de verde. Seu fruto, o umbu, é agridoce e nutritivo, servindo tanto para humanos quanto para animais. No entanto, o desmatamento e a conversão da caatinga em pasto ameaçam essa árvore simbólica, colocando seu bioma em risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *