
Bom, primeiro você precisa saber o que Trekking e Hiking.
Trekking é um a palavra de origem sul-africana, que resulta na seguinte definição “Seguir o trilho”. O hiking segue essa mesma linha de sentido. Mas trekking na caatinga como é? Calma, vamos entender rapidamente as origens para chegar a esse ponto.
Ambos são esportes praticados em meio a natureza caminhando, ou seja, os dois se referem a caminhada, o ato de seguir por um caminho na natureza, nesse ponto eles são iguais. Contudo, essas duas palavrinhas Trekking e Hiking carregam significados únicos, vamos lá.
Bom basicamente na Europa utiliza-se a palavra trekking para longas caminhadas, já nos Estados Unidos utiliza-se a palavra hiking, então não tem diferença?
O que acontece é que no Brasil o mercado sentiu a necessidade de rotular esses termos para melhor serem aplicados aos seus fins de comércio, dessa forma foi possível criar diversos produtos e dividi-los entre essas duas categorias, porém lá fora não há diferença, no entanto, ficou assim:
Trekking: tem sua principal característica marcada por trajetos mais longos, podendo passar por pernoites em acampamentos, necessitam de um maior preparo de seus praticantes, por muito das vezes passar por obstáculos que exigem esforço e superação para vencê-los.
Hiking: é uma aventura de algumas horas de caminhada ou no máximo um dia sem a necessidade de equipamentos para acampamento, sendo quase sempre na modalidade “bate e volta” a principal diferença em relação ao trekking é essa a duração.
Pronto, entendido os termos trekking e hiking, vamos lá conhecer essa atividade na caatinga!
Tão natural quanto a luz do dia…

Trekking e Hiking.

Diferenças e suas diferenças, ambas as atividades consistem em ter uma conexão maior com a natureza, quem gosta da natureza vai se identificar muito bem com umas dessas atividades, sem falar no bem que faz ao ser praticante dessa arte, benefícios comprovados contra doenças cardiovasculares, aumenta o condicionamento físico, ajuda contra doenças da mente e por está em contato direto com belas paisagens aguça também o seu ócio criativo.
Como praticante e amante posso falar que os benefícios vão além dos descritos pela ciência, pois ao praticar me sinto com espírito leve brilhante e feliz, é algo que palavras não podem descrever são vários detalhes que passam aos seus olhos, por melhores que sejam os fotógrafos e equipamentos fotográficos eles não registram a riqueza, pureza e simplicidade desses detalhes, os sons dos pássaros são melodias, o vento em sua sinfonia intimidante e, ao mesmo tempo, refrescante as folhas que caem, o sol que brilha no chão fazendo os grãos das rochas brilharem tudo isso é um atrativo que somente quem pratica consegue entende. Veja mais em https://nacaatinga.com.br/o-prazer-do-trekking-em-milagres-ba/
Quem Pode Praticar trekking ou hiking?
Em geral, o Trekking ou Hiking pode ser praticado de várias formas, por diferentes tipos de pessoas e em diferentes locais com destinos para quem gosta de estar na natureza, isso porque existem algumas modalidades, os aspectos motivadores são: lazer e competição. Para quem está começando é sempre bom observar pontos importantes, como fazer as trilhas com algum grupo de excursionistas experientes e optar pelas caminhadas mais curtas.
Trekking na Caatinga
Aqui na caatinga alguns cuidados tem que ser levados em consideração, por exemplo, é essencial um calçado adequado, pois pelos trilhos na caatinga existem muitos espinhos no chão, outra sugestão e usar camisas de manga longa, pois a vegetação rasteira e mediana acaba arranhando os braços durante a passagem, o “chapéu para sol” também e obrigatório junto com um bom protetor solar, lógico a vestimenta tem que ser preferencialmente leve, pois o calor escaldante na caatinga pode te fazer suar muito, sem falar no consumo de muita água. Outros cuidados também devem ser observados, vejamos:
Avaliação física
Para quem está começando, tanto o trekking quanto o hiking acaba sendo uma atividade de baixo impacto, mas não podemos negar que o mínimo de esforço físico será inevitável, aqui na caatinga sua resistência será testada, pois o sol pode chegar a 40 a 60 °C. Deste modo, o ideal é fazer uma avaliação médica para saber se está tudo bem.
Guia
É essencial que a pessoa que está começando a se aventurar em meio a natureza conte com um guia experiente nos primeiros Trekkings ou Hikings. Isso porque será ele quem vai guiar quanto ao melhor caminho, o ritmo ideal e as soluções para passar por algum obstáculo que são muito comuns em ambientes naturais, ele também irá orientar acerca da vegetação animais como cobras, etc., a incidência de onças na caatinga é bem baixa, quanto a isso pode ficar tranquilo, mas algumas plantas como a Urtiga ou Cansanção como são vulgarmente chamados devem ser evitados, pois ao toque elas causam sensação de queimadura e causam muita coceira na pele.
Saiba qual é o seu limite
Ter noção do que é capaz sempre fará a diferença, afinal, conhecendo seus limites e respeitando os sinais que indicam que seu corpo já atingiu o ápice (cansaço, dores e fadiga) é sempre bom para garantir uma atividade tranquila e agradável, se prepare faça caminhadas, exercícios, aeróbica, andar de bike é ótimo fortalece as pernas, falando em bike temos outro post aqui falando sobre o cicloturismo na caatinga.